Economia

Empréstimos à habitação: famílias já podem pedir bonificação nos juros

Executivo estima que o apoio abranja, para já, mais de 100 mil créditos de casa. A medida do Governo permite a bonificação até 75% do acréscimo dos juros. Mas só se aplica em algumas situações. Saiba quais.

Canva

SIC Notícias

A partir desta terça-feira, as famílias já podem pedir aos bancos a bonificação nos juros dos empréstimos à habitação.

A medida do Governo permite a bonificação até 75% do acréscimo dos juros. Mas só se aplica aos pedidos de crédito até aos 250 mil euros, celebrados até ao dia 15 de março com taxa variável para a compra de habitação própria e permanente.

Há outros critérios a ter em conta, como a taxa de esforço que terá que ser superior a 35% e só abrange famílias até ao sexto escalão de IRS e que não tenham poupanças superiores a 30 mil euros.

O Executivo estima que o apoio abranja, para já, mais de 100 mil créditos de casa. Pode chegar no máximo aos 720 euros por ano.

DECO diz que consumidores sentem-se enganados

Ao contrário do que tinha sido entendido numa fase inicial, afinal o apoio máximo de 720 euros só será dado a quem tenha uma taxa de esforço com a habitação superior a 35%. Para Natália Nunes, da DECO, “os consumidores sentem-se enganados, induzidos em erro”.

Natália Nunes sublinha que a bonificação de juros é insuficiente: valor máximo de 720€ por ano, “é uma ajuda, mas não será com toda a certeza suficiente para aquelas famílias que estão com taxas de esforço muito elevadas”.

As famílias podem tentar renegociar os créditos que têm para não entrarem numa situação de incumprimento, alerta Natália Nunes.

Últimas