Os combustíveis sofreram esta segunda-feira o maior aumento das últimas 17 semanas. Contudo, em algumas gasolineiras, os preços apenas serão atualizados esta terça-feira.
Segunda-feira é, habitualmente, dia de atualização dos preços dos combustíveis. Esta semana não foi exceção e o aumento foi notório: a gasolina aumentou sete cêntimos e o gasóleo está 11 cêntimos mais caro, comparativamente com a semana passada.
Durante o fim de semana, muitos automobilistas atestaram os depósitos das viaturas, antecipando o aumento dos preços, o que diminuiu a afluência aos postos de gasolina nesta segunda-feira.
Esta atualização de preços ainda não se verificou em todas as gasolineiras, em alguns locais apenas irá acontecer na terça-feira.
A situação que se avizinha não é positiva para a carteira do consumidor, uma vez que a Organização de Países Produtores de Petróleo já anunciou que se verificará um corte na produção diária de barris. Se a oferta diminui, os preços aumentam proporcionalmente, e nas próximas semanas os efeitos começarão já a ser sentidos.