Economia

Endesa tem contratos com o Estado de quase 100 milhões de euros 

Maior cliente é o grupo Infraestruturas de Portugal

Cristina Arias

SIC Notícias

A empresa Endesa tem contratos de quase 100 milhões de euros com entidades públicas.

De acordo com o jornal Eco e com os dados disponíveis no Portal Base, que disponibiliza os contratos estabelecidos com organismos públicos, estão ativos 69 contratos celebrados com a Endesa, no valor de 97, 2 milhões de euros.

O contrato mais significativo é com o grupo Infraestruturas de Portugal, para o fornecimento de energia elétrica às instalações por seis meses. O contrato tem o valor de 20 milhões de euros.

Na lista, aparecem também contratos com municípios, como Loulé e Sintra.

Desde 2009 que a Endesa tem contratos celebrados com o Estado, perfazendo já um total de 720 contratos ao longo dos últimos 13 anos.

Pagamentos do Estado à Endesa têm de ser validados por João Galamba

O primeiro-ministro determinou que os serviços do Estado não podem pagar faturas da Endesa sem validação prévia pelo secretário de Estado do Ambiente e da Energia, João Galamba.

A anúncio surge depois de o presidente da empresa ter admitido aumentos de 40% na eletricidade.

Segundo um despacho assinado na segunda-feira, António Costa determina ainda que, para evitar a descontinuidade do serviço, os serviços públicos e a Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública devem proceder a consultas de mercado, para a eventual necessidade de contratação de novos prestadores "que mantenham práticas comerciais adequadas".

No despacho, o primeiro-ministro sublinha o dever de o Estado proteger o interesse dos contribuintes na gestão dos dinheiros públicos perante as "ameaças de práticas especulativas nos preços a praticar pela Endesa".

Últimas