Economia

Avianca Brasil do empresário Efromovich vai juntar-se à TAP na Star Alliance

A companhia aérea Avianca Brasil, detida pelo empresário colombiano Germán Efromovich, que quis comprar a TAP, vai integrar  a aliança de companhias aéreas Star Alliance, a que pertence a companhia  portuguesa, disse hoje à Lusa fonte oficial da Avianca.  

© Paulo Whitaker / Reuters

A AviancaTaca, também detida por Germán Efromovich, entrou na Star Alliance  no ano passado, e hoje, durante a reunião da aliança, a decorrer em Viena,  foi decidida a entrada da Avianca Brasil. A Avianca Brasil vai substituir  a TAM, que vai integrar a outra aliança de companhias aéreas, a Oneworld.

Germán Efromovich é o dono do grupo Synergy que, em 2012, foi o único  candidato à compra da TAP, tendo apresentado uma proposta que foi rejeitada.

Segundo adiantou na altura a então secretária de Estado do Tesouro,  Maria Luís Albuquerque, a proposta do grupo Synergy foi rejeitada, porque  não deu "as garantias adequadas". 

Já este ano, em outubro, o empresário esteve em Lisboa onde manteve  reuniões no Ministério das Finanças e no Ministério da Economia. 

A venda da TAP está suspensa desde então e, no Orçamento do Estado para  2014, o Governo afirma que "continuará a monitorizar as condições do mercado,  por forma a relançar o processo de privatização da TAP logo que estejam  reunidas as condições propícias para o seu sucesso". 

German Efromovich pediu a nacionalidade polaca para cumprir as regras  comunitárias que impedem que uma empresa não europeia detenha mais de 49%  do capital de uma companhia aérea europeia. 

Criada em 1997, a Star Alliance integra, atualmente, 28 companhias aéreas.

Lusa

Últimas