Faltam dois dias para a final da Taça. No Sporting, Diomande saiu com queixas do jogo com o Vitória e está em dúvida. No Benfica, Amdouni e Aursnes tentam recuperar a tempo do Jamor. É sempre difícil definir favoritos. Mas há claramente uma equipa que vai entrar neste jogo mais confiante, por esse motivo o jogo pode ser mais difícil para o Benfica? Luís Cristóvão responde a esta e outras questões na antevisão do dérbi.
"O facto de não ter conquistado o título e de sentir aqui essa pressão para conseguir chegar à vitória. Por outro lado, é um Benfica que esta semana terá estado muito mais concentrado na preparação do jogo", considera o comentador da SIC.
"O Sporting, de forma natural, teve muitos momentos de festa, muitos momentos de distração, muito contacto. com a comunicação social e com programas de entretenimento, com muitas entrevistas dos vários protagonistas do título e por isso é um Sporting que estando mais confiante também chegará a este jogo com eventualmente menor foco", acrescenta.
Luís Cristóvão lembra que quando existem estas finais da Taça de Portugal entre primeiro e segundo lugar do campeonato, há uma certa tradição das equipas que ficam em segundo lugar chegarem mais motivadas e acabarem por conseguir melhores resultados.
"Mas não deixa de ser um jogo de 50 a 50, pela forma como o Sporting, nesta ponta final da temporada, acabou por confirmar o seu melhor momento e levar o título".
"É, acima de tudo, um jogo que tem também uma enorme carga emocional. por ser jogado no Jamor, por ser uma final da taça, com tudo aquilo que veio dessa competitividade entre as duas equipas, e aí é importante que os jogadores estejam focados para enfrentar o momento", sublinha o comentador da SIC.
O árbitro Luís Godinho vai dirigir a partida. O Benfica, recordista de triunfos na competição, com 26 troféus conquistados, cumpre a sua 39.ª presença no jogo decisivo, o oitavo frente ao Sporting, que disputa a final pela 31.ª vez, em busca do seu 17.º título.
A oitava final entre Benfica e Sporting, a primeira desde o trágico embate marcado pela morte de um sportinguista atingido por um 'very light' disparado por um adepto 'encarnado', em 1995/96, está marcada para domingo, às 17:15, no Estádio Nacional, em Oeiras.