Foi na qualidade de portista e amigo de Pinto da Costa que Manuel Pizarro, ministro da Saúde durante o governo de António Costa, lembrou o malogrado ex-presidente azul e branco na antena da SIC Notícias, este domingo.
O ex-ministro entende que o líder do FC Porto durante várias décadas "é uma figura incontornável do país" porque a sua "presença na vida pública" vai para além da presidência do clube da Invicta.
"Era um homem portuense dos quatro costados", prossegue Pizarro, sublinhando que Pinto da Costa "amava profundamente a cidade".
O antigo ministro aponto que o ex-presidente dos 'dragões' "projetou esse amor numa ação desportiva extraordinária":
"Transformou o FC Porto de um pequeno/médio clube regional numa enorme entidade desportiva no plano nacional e internacional."
Recordou ainda que nos 50 anos do regime democrático o único clube português que conquistou títulos europeus e mundiais foi o emblema da cidade do Porto.
Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, clube no qual se estabeleceu como dirigente mais titulado e antigo do futebol mundial, entre 1982 e 2024, morreu no sábado, aos 87 anos, vítima de cancro.