Desporto

Sporting ou Benfica, quem vence a Taça da Liga? E o que nos diz a história do "dérbi eterno"?

Final da Taça da Liga joga-se este sábado em direto na SIC, a partir das 19:45. "Leões" e "águias" disputam o jogo decisivo da prova pela terceira vez, depois de uma vitória para cada lado. Na contagem decrescente para a edição 324 do "dérbi eterno", reunimos os números e os factos que marcam a história de uma das maiores rivalidades do futebol mundial.

Viktor Gyökeres e Ángel Di María, dois dos principais craques de Sporting e Benfica
Getty Images

André de Jesus

Treze dias depois, Sporting e Benfica voltam a medir forças no "dérbi eterno", um clássico sempre apetecível, mas que, este sábado, ganha uma dimensão superior por estar em disputa o segundo troféu da temporada e o título de "campeão de inverno".

A final da Taça da Liga, que será disputada a partir das 19:45 deste sábado no Estádio Municipal de Leiria e que terá transmissão em direto na SIC e no site da SIC Notícias, acontece quase duas semanas depois do triunfo leonino em Alvalade (1-0) para o campeonato, no jogo que marcou a estreia de Rui Borges no banco do Sporting.

"Dérbi eterno" na final pela terceira vez

O Benfica, recordista de vitórias na competição (sete), conquistou a Taça da Liga pela última vez em 2016 e vai marcar presença na final pela nona ocasião.

O Sporting, que venceu pela última vez a competição em 2022, soma quatro títulos e estará no oitavo jogo decisivo.

Esta é a terceira final da prova a opor "leões" e "águias", com a balança equilibrada na distribuição de títulos. A primeira jogou-se a 21 de março de 2009, no Estádio Algarve, e ficou marcada por um lance polémico. Numa altura em que o videoárbitro era ainda uma miragem, o Benfica, em desvantagem, empatou o jogo ao minuto 75, na cobrança de um penálti (inexistente, por alegada mão na bola de Pedro Silva) cobrado por José Antonio Reyes, num jogo apitado por Lucílio Batista.

Findo o tempo regulamentar, a igualdade a um golo persistiu e o triunfo pendeu para o lado "vermelho" da Segunda Circular no desempate por penáltis (2-3).

Sporting e Benfica voltaram a medir forças pelo título de "campeão de inverno" - assim batizado pela Liga - a 29 de janeiro de 2022, em Leiria, palco que acolhe a final four da competição pelo quinto ano consecutivo.

Os "encarnados" até marcaram primeiro, por Everton aos 23 minutos, mas finalizações certeiras de Gonçalo Inácio (49') e Pablo Sarabia (78') 'pintaram' de verde a Taça da Liga pela quarta (e última) vez em cinco anos.

Além das duas finais, Sporting e Benfica defrontaram-se por duas vezes em meias-finais da Taça da Liga, curiosamente em épocas consecutivas: 2009/10 (Benfica venceu por 4-1) e 2010/11 (triunfo "encarnado" por 2-1).

Domínio é vermelho, mas os últimos foram verdes anos

No confronto histórico geral entre Sporting e Benfica, as "águias" levam vantagem: somam 139 vitórias contra as 115 do Sporting; empates foram 69. Em matéria de golos, a bola tocou as redes da baliza leonina 546 vezes e 493 o último reduto dos "encarnados".

O passado recente sorri ao emblema de Alvalade, que, além de não perder com o eterno rival há quatro jogos, venceu os últimos dois dérbis. E se olharmos para os últimos sete duelos entre as duas equipas, as estatísticas são ainda mais alarmantes para o clube da Luz: venceu apenas um.

Sporting e Benfica mediram forças em finais nacionais em 16 ocasiões, com domínio das "águias": soma 10 vitórias contra seis triunfos leoninos. A última final vencida pelas "águias", da Supertaça Cândido de Oliveira, disputou-se em 2019 e terminou com um resultado contundente: 5-0.

Rui Borges vs. Bruno Lage

Muita da estratégia que poderá decidir a final deste sábado vai partir dos bancos de suplentes, onde Rui Borges estará, pela primeira vez na carreira, para uma final. No histórico de duelos com o Benfica, soma uma vitória (Sporting), um empate (Moreirense) e duas derrotas (Vitória SC e Moreirense).

Do outro lado estará Bruno Lage, numa final da Taça da Liga pela primeira vez, a segunda da carreira: era o técnico dos "encarnados" na conquista da Supertaça em 2019. Nos seis encontros frente ao Sporting - todos ao leme do Benfica - venceu quatro e perdeu dois.

Os dois estiveram em confronto direto duas vezes, ambas no passado mês de dezembro: Lage bateu o Vitória (1-0) na Luz e Borges triunfou no dérbi de dia 29 pela mesma margem.

A bola começa a rolar a partir das 19:45, numa final que terá arbitragem de João Pinheiro (AF Braga), auxiliado por Bruno Jesus e Pedro Ribeiro; o quarto árbitro será João Gonçalves e no VAR estarão Luís Godinho, Luís Ferreira e Nuno Manso. Para ver em direto na SIC e no site da SIC Notícias.

Últimas