O FC Porto abriu a segunda jornada da Primeira Liga, esta sexta-feira, com uma vitória tranquila no reduto do Santa Clara, por 2-0. Depois da épica reviravolta na Supertaça, diante do Sporting, os ‘dragões' chegam ao segundo triunfo no campeonato e assumem a liderança provisória.
Apesar do primeiro grande momento do jogo ter pertencido aos anfitriões, com Alisson a testar os reflexos de Diogo Costa, foi o FC Porto a marcar na sua primeira investida, aos 16 minutos.
Marca Iván Jaime, assiste Nico González. Dois jogadores que já tinham estado em destaque e envolvidos em golos contra Sporting e Gil Vicente. Nico conduziu, atraiu adversários e soltou, no momento certo, para o compatriota finalizar com sucesso.
10 minutos depois, uma trama pelo centro do terreno terminou com Alysson a derrubar Fran Navarro dentro da área. Penálti para o FC Porto. Galeno, o extremo que Vítor Bruno transformou em lateral esquerdo, fez o segundo.
O Santa Clara ainda assustou na primeira parte. Depois de um erro grosseiro de Diogo Costa, Galeno voltou a ser decisivo, desta vez a cortar a bola em cima da linha, evitando o golo de empate.
No retorno dos balneários, o encontro ficou condicionada pela expulsão de Adriano Firmino, ao minuto 64.
Vítor Bruno critica “segunda parte enfadonha” do FC Porto
Depois do jogo, na conferência de imprensa, Vítor Bruno disse que o resultado é “inteiramente justo”, mas admite não ter gostado da segunda parte do FC Porto.
“A segunda parte torna-se, com a expulsão do Santa Clara, uma segunda parte enfadonha. Não sendo aceitável, acaba por ser entendível. mas, sinceramente, não fiquei satisfeito com a segunda parte. A equipa não pode perder a identidade, de querer procurar baliza”, explicou o técnico portista.
Já Vasco Matos, treinador do Santa Clara, lamentou a falta de eficácia do conjunto dos Açores, que “fez muitas coisas boas” e criou situações contra “uma equipa forte”.
Rivais jogam no fim de semana
Com este resultado, o FC Porto chega aos seis pontos e à liderança provisória da Liga, mantendo o registo 100% vitorioso na época.
O Sporting, que também venceu na estreia do campeonato, joga com o Nacional no sábado, às 18h00. No mesmo dia, às 20h00, o Benfica mede forças com o Casa Pia, depois do tropeço na casa do Famalicão.