Em julho do ano passado, Viktor Gyökeres desembarcava em Portugal a peso de ouro, custando aos cofres do Sporting mais de 20 milhões de euros. Nem um ano depois, o avançado já provou que saiu barato, sejam pelos golos, seja pelo potencial de retorno financeiro ao clube português. É que, excluindo as ligas de Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França, ninguém vale mais do que o goleador sueco.
De acordo com o Transfermarkt, portal especializado no mercado de transferências, Gyökeres está avaliado em 55 milhões de euros, empatado com Endrick, o jovem prodígio brasileiro que está ao serviço de Abel Ferreira no Palmeiras, mas já vendido ao Real Madrid.
No entanto, uma eventual transferência do avançado, que já leva 36 golos em 41 jogos pelo Sporting, poderá envolver valores muito superiores aos tais 55M. Neste momento, Gyökeres está protegido por uma cláusula de 100 milhões de euros.
A besta sueca tem a companhia de outras pérolas do campeonato nacional no ranking do Transfermarkt.
Na casa dos 45 milhões, surgem os nomes de João Neves e António Silva, do Benfica, e de Diogo Costa, do FC Porto. Diomande e Gonçalo Inácio, do Sporting, também aparecem entre os 10 mais valiosos.