Desporto

Mercado de futebol abre com incertezas sobre contratos nos "três grandes"

Há jogadores a terminar a sua vinculação ao FC Porto, Benfica e Sporting. Há algumas movimentações feitas, mas ainda faltam contratações. Como será o cenário para terminar a segunda ronda da época?

Gonçalo Giestas

Agita-se o mundo do futebol com o mercado de transferências aberto este mês. FC Porto e Benfica já fizeram os primeiros negócios e nos chamados três grandes há vários jogadores livres de contrato.

Teve muito sucesso no Gil Vicente, mas no FC Porto nem tanto.

Fran Navarro foi emprestado ao Olympiacos da Grécia até ao final da temporada por 250 mil euros.

Não há uma cláusula de compra obrigatória, mas há uma opção que ficou acertada nos sete milhões e meio de euros. Fran Navarro tem 25 anos e depois de marcar a diferença no Gil Vicente, foi contratado pelo Porto, onde jogou apenas 10 vezes e marcou um golo.

No Benfica também já há uma saída a registar.

João Victor volta ao Brasil em definitivo, depois de muitas dificuldades para se afirmar na equipa, na qual fez apenas cinco jogos.

Segundo a imprensa brasileira, o Vasco da Gama paga seis milhões de euros ao Benfica, numa transferência que pode chegar aos oito milhões com bónus.

Dia 1 de janeiro marca também o primeiro dia em que Rafa é um jogador livre para assinar por qualquer clube.

Termina contrato em junho, porque não chegou a acordo para renovar e agora pode escolher em que equipa quer jogar na próxima temporada. No Benfica também há os casos de Chiquinho e de Di Maria por resolver.

Situação igual à de Mehdi Taremi. O avançado do FC Porto, que esteve quase a sair para Itália no início da temporada, também não renovou contrato e está a seis meses do fim, tal como Pepe e o guarda-redes Cláudio Ramos.

Na mesma situação no Sporting estão, Luís Neto, Sebastian Coates e Antonio Adán.

Mas o capitão e o guarda-redes têm uma cláusula de renovação automática se fizerem pelos menos 45 minutos em 30 jogos. Em ambos os casos, os números devem ser atingidos brevemente.

Os jogadores em final de contrato são um dos maiores temas do mercado de inverno e Kylian Mbappé está no topo da lista mundial.

A figura do PSG e da seleção francesa está a seis meses de acabar contrato e a ligação ao Real Madrid já é feita há anos. Agora existe a possibilidade do negócio se fazer sem que o Paris Saint-Germain tenha direito a qualquer dinheiro.

O mercado abre na primeira semana de janeiro e promete trazer novidades.

Últimas