No mesmo dia em que o rival Palmeiras sagrou-se campeão, o Santos foi despromovido à segunda divisão pela primeira vez. A equipa que viu nascer Pelé, Neymar e Rodrygo “caiu” em casa, após a derrota com o Fortaleza. Mas o episódio mais lamentável desta quinta-feira não foi no relvado. Fora das quatro linhas, os adeptos - compreensivelmente tristes - perderam totalmente a razão.
A madrugada foi caótica na cidade do litoral paulista. Petardos, bombas, lojas partidas e carros em chamas. Desde o apito final, o cenário que se viu foi quase de guerra.
A Vila Belmiro, estádio da equipa, também foi invadida por um grupo de 10 adeptos, que subiu para o andar onde costuma estar o presidente do clube, Andres Rueda, que não estava no local.
Primeira queda em 111 anos
Em 111 anos de uma história repleta de títulos e estrelas, o Santos foi pela primeira vez despromovido ao segundo escalão do futebol brasileiro.
Este foi o primeiro ano sem o eterno rei Pelé, que faleceu a 29 de dezembro de 2022.
Jogadores como Neymar e Rodrygo, “meninos da Vila”, manifestam-se nas redes sociais, declarando amor pelo clube de formação.