O FC Porto perdeu esta terça-feira na visita ao terreno do Barcelona, por 2-1, em jogo relativo à quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Para este encontro, Sérgio Conceição fez “all in” e colocou a equipa na máxima força, fazendo regressar à formação inicial os recuperados Pepe e Zaidu.
Os catalães, com os portugueses João Cancelo e João Félix de início, entraram bem na partida, criando várias oportunidades por intermédio dos internacionais lusos e do inevitável Robert Lewandowski.
Mas à meia hora de jogo, Galeno recebeu um passe longo de Zaidu, que serviu Taremi, que rematou contra um defesa culé. Pepê aproveitou um ressalto e apareceu para um remate fortíssimo para o fundo da baliza de Iñaki Peña.
Mas a vantagem portista duraria apenas dois minutos. Cancelo recebeu com algum espaço na esquerda, encarou João Mário, e com um toque da esquerda para o meio e rematou colocado para fazer restabelecer o empate.
No segundo tempo, aos 57 minutos, o Barcelona virou o jogo e novamente com um tento português. De Jong fez um passe longo, João Cancelo ganhou o duelo pelo ar com João Mário, a bola sobrou para João Félix, que em parceria com o compatriota finalizou de primeira com o pé direito e selou o resultado final.
A faltar um jogo, como ficam as contas do grupo H?
Com este resultado, o Barcelona, que lidera o grupo com 12 pontos, assegurou a qualificação para os oitavos de final, enquanto FC Porto, segundo, e Shakhtar Donetsk, terceiro, ambos com nove, seguem na luta pela passagem à próxima fase, depois de os ucranianos terem batido esta terça-feira o Antuérpia, por 1-0.
Na sexta e última jornada, os portistas vão receber o Shakhtar, a 13 de dezembro, no Estádio do Dragão, num encontro em que se decidirá qual dos dois clubes acompanhará os catalães rumo à próxima fase da liga milionária, já que os belgas estão já fora da 'corrida', na última posição, sem qualquer ponto conquistado.