João Rosado, comentador SIC, analisa o comportamento de intimidação à candidatura de André Villas-Boas, que teve a sua casa e segurança atacados, de novo. Para o comentador, Pinto de Costa tem responsabilidade em manter a imagem do FC Porto íntegra.
"Creio que André Villas-Boas depois do comunicado que hoje emitiu tem motivos para recear pela sua segurança e recear que a sua candidatura, a formalização a presidente do Porto, possa originar acontecimentos ainda mais dramáticos e lamentáveis, independentemente do apuramento das forças de segurança, que não foi a primeira vez que aconteceu", explica João Rosado.
Por um lado, a intimidação pode reforçar a posição do possível futuro candidato a presidente do Futebol Clube do Porto, mas o comentador SIC diz que assim vincula Villas-Boas a levar a sua missão até ao fim.
"Eu acho que obriga André Villas-Boas a não recuar e para isso acontecer todos os que tem responsabilidades no universo portista tem de zelar para que a corrida eleitoral decorra em condições de total transparência e num quadro de normalidade", refere.
Ainda ninguém avançou com a sua candidatura oficial para líder do FC Porto em 2024, nem Pinto da Costa esta terça-feira numa entrevista à SIC, referindo que só o fará quando atingir três objetivos claros, como o apuramento para os oitavos da Liga dos Campeões.
"Antes desses três objetivos, há um objetivo que passou a encabeçar o mapa de responsabilidades que tem a ver com este clima de intimidação e esta aparente perseguição a André Villas-Boas e isso obriga a intervenção. O que fica em equação é a imagem e a grandeza do FC Porto e isso o presidente tem total responsabilidade, ele sabe que ele tem a responsabilidade de falar aos adeptos e respeitar a transição democrática e assim aconteceu em 1982", relembra João Rosado.
Registaram-se desacatos junto à casa de André Villas-Boas, no Porto, durante a madrugada desta quarta-feira. Um segurança do condomínio foi agredido.
Contactada pela SIC, a PSP confirma que foi chamada pouco depois da meia-noite por causa do lançamento de petardos.
Algumas horas mais tarde, a policia regressou ao local devido à agressão de um homem de 64 anos, ao que tudo indica vigilante do condomínio. A vítima teve de ser assistida no Hospital de Santo António.