Durante o encontro entre os Nottingham Panthers e os Sheffield Steelers, a contar para o principal escalão do hóquei no gelo inglês, o norte-americano de 29 anos colidiu com um adversário e foi atingido pela lâmina de um patim.
O atleta que caiu de imediato e começou a sangrar abundantemente ainda conseguiu patinar até ao banco de suplentes com a ajuda de outro jogador, no entanto, e depois de ter recebido assistência e de ser transferido para o Northern General Hospital, situado em Sheffield, acabou por não resistir aos ferimentos.
O óbito foi confirmado pelo clube que representava. “Os Nottingham Panters estão verdadeiramente devastados por anunciar que Adam Johnson morreu tragicamente, depois de um acidente bizarro, no jogo de Sheffield”, referia o comunicado, que endereçava as “condolências à família, parceira e todos os amigos do Adam, neste período extremamente difícil”.
"Todos no clube, incluindo jogadores, funcionários, equipa técnica e proprietários estão devastados com a notícia do falecimento do Adam. (…) Os Panthers gostariam de agradecer a todos que se apressaram a apoiar o Adam, (…), o nosso número 47, não era apenas um jogador extraordinário, mas também um grande companheiro de equipa e uma pessoa incrível, com toda a vida pela frente. O clube vai sentir a falta dele e nunca o esquecerá", completa.
O encontro entre os Nottingham Panthers e os Sheffield Steelers foi interrompido logo após o incidente, tendo os atletas de ambas as equipas recolhido aos balneários e os cerca de oito mil adeptos presentes abandonado a Sheffield Arena.