Desporto

"Aldeia do Rugby" em Anadia treina atletas há quase 50 anos

Moita Rugby Clube da Bairrada tem 120 atletas e três séniores femininas na seleção nacional. Jogadores têm acompanhado presença dos Lobos no Mundial.

Catarina Lúcia Carvalho

Sérgio Campos

No dia em que Portugal tem mais um desafio do Mundial de Rugby, fomos conhecer o Moita Rugby Clube, que existe há quase 50 anos. Neste momento, está a formar 120 atletas, enquanto acompanha com fervoroso entusiasmo a participação da seleção nacional em França.

O treino dos mais novos, alguns só com 4 e 5 anos, começa ainda à luz do dia. É assim duas vezes por semana, no Moita Rugby Clube da Bairrada, na pequena freguesia da Moita, em Anadia.

O Clube tem mais de 120 atletas inscritos na Federação, dos sub 6 aos seniores, masculinos e femininos. Ouvindo atletas e pais, torna-se óbvio que o gosto pela modalidade vai passando de geração em geração.

Lá fora, o rugby nasceu em 1823 em Inglaterra. À freguesia da Moita, em Anadia, chegou em 1975, há quase 50 anos, pelas mãos de um grupo de amigos.

As equipas seniores, masculina e feminina, somam mais de 50 atletas. Voltam nesta época a participar em competições nacionais. Alguns dos jogos serão contra equipas superiores. Beatriz Rodrigues, jogadora há 13 anos, é uma das três atletas do clube da Bairrada, que está na seleção feminina. Nos seniores masculinos, nesta época desportiva, não há atletas na seleção.

O Rugby é jogado no mundo inteiro por mais de 8,5 milhões de pessoas.

Em campo, além de se ensinarem as regras desportivas, transmitem-se outros valores.

Atletas de todas as idades têm vivido com intensidade a participação portuguesa dos Lobos no Campeonato do Mundo de Rugby. O Clube espera que esta nova participação de Portugal no Mundial de Rugby sirva de alavanca para trazer mais atletas e mais adeptos à modalidade.

Últimas