No dia em que Portugal tem mais um desafio do Mundial de Rugby, fomos conhecer o Moita Rugby Clube, que existe há quase 50 anos. Neste momento, está a formar 120 atletas, enquanto acompanha com fervoroso entusiasmo a participação da seleção nacional em França.
O treino dos mais novos, alguns só com 4 e 5 anos, começa ainda à luz do dia. É assim duas vezes por semana, no Moita Rugby Clube da Bairrada, na pequena freguesia da Moita, em Anadia.
O Clube tem mais de 120 atletas inscritos na Federação, dos sub 6 aos seniores, masculinos e femininos. Ouvindo atletas e pais, torna-se óbvio que o gosto pela modalidade vai passando de geração em geração.
Lá fora, o rugby nasceu em 1823 em Inglaterra. À freguesia da Moita, em Anadia, chegou em 1975, há quase 50 anos, pelas mãos de um grupo de amigos.
As equipas seniores, masculina e feminina, somam mais de 50 atletas. Voltam nesta época a participar em competições nacionais. Alguns dos jogos serão contra equipas superiores. Beatriz Rodrigues, jogadora há 13 anos, é uma das três atletas do clube da Bairrada, que está na seleção feminina. Nos seniores masculinos, nesta época desportiva, não há atletas na seleção.
O Rugby é jogado no mundo inteiro por mais de 8,5 milhões de pessoas.
Em campo, além de se ensinarem as regras desportivas, transmitem-se outros valores.
Atletas de todas as idades têm vivido com intensidade a participação portuguesa dos Lobos no Campeonato do Mundo de Rugby. O Clube espera que esta nova participação de Portugal no Mundial de Rugby sirva de alavanca para trazer mais atletas e mais adeptos à modalidade.