A International Football Association Board (IFAB), entidade que determina as leis do futebol internacional, emitiu um comunicado em que apresenta as oito novas regras do jogo, implementadas neste mês de julho.
Portanto, todas estarão em vigor no início da temporada 2023/24.
Guarda-redes e penáltis
Os guarda-redes devem ficar em cima da linha de baliza no momento do penálti. Os comportamentos provocativos, com o intuito de distrair o executante, estão proibidos. Também não é permitido que os “guardiões” toquem nos postes, na trave ou na rede da baliza.
Ou seja, não veremos mais provocações como as do guarda-redes da seleção argentina, Emiliano Martínez, que se tornaram virais durante o Mundial de 2022.
Invasão de campo
Se um jogador ou membro da equipa técnica do clube que marcou um golo estiver dentro do campo e interferir diretamente no lance, o golo deve ser anulado.
Depois, a partida é retomada com uma falta no local onde o “invasor” estava.
Tempo das celebrações
O tempo desperdiçado durante as celebrações de um golo passa a ser considerado pelo árbitro na decisão do tempo de compensação.
Fora de jogo
Qualquer jogador em posição de fora de jogo que receba a bola de um adversário, que tenha “total controlo” da mesma, passa a estar em jogo.
A única exceção desta regra é quando o guarda-redes defende um remate e a recarga fica com um jogador adversário em fora de jogo. Neste caso, o lance deve ser anulado.
Expulsão após penálti
A partir de agora, um jogador que cometa um penálti só é expulso se o árbitro considerar que este não teve a intenção de disputar a bola em qualquer momento.
Cartão para… o treinador
Se o árbitro não conseguir identificar quem cometeu a infração, o cartão deve ser mostrado ao treinador principal da equipa.
Mais de um VAR
Dependendo do lance e do número de ângulos de câmara de vídeo, poderá ser necessário mais de um VAR e um ou mais operadores de repetições.
Poder ao árbitro assistente suplente
Antes, apenas o árbitro, os assistentes, o quarto árbitro e os assistentes adicionais podiam opinar sobre os lances da partida. No entanto, a lei determina que, agora, também o árbitro assistente suplente pode participar das comunicações.