A lançadora belga de peso e martelo, Jolien Boumkwo, está a tornar-se viral nas redes sociais por ter participado numa prova de, adivinhe-se, 100 metros barreiras. A heroica prestação da atleta, durante os Jogos Europeus de Cracóvia, teve uma justificação que tem sido bastante elogiada.
Jolien Boumkwo está habituada a triunfar na sua modalidade, pelo que as corridas de velocidade não são o seu forte. Ainda assim, a lançadora não deixou de parte o espírito de equipa e concordou em participar numa prova de 100 metros barreiras, isto porque a corredora belga que deveria competir se encontrava lesionada.
Feito de Boumkwo pode ser vital para aspirações belgas
Se a Bélgica não se tivesse feito representar na prova, a equipa seria desclassificada. Por esse motivo, Jolien Boumkwo, de 29 anos, fez-se à pista e concluiu o trajeto em 32, 81 segundos, mais 19 relativamente à vencedora Teresa Errandonea.
Apesar de ter ficado em último lugar, Bounkwo foi aplaudida pelo público presente e felicitada pelas rivais. Vale a pena notar que a atleta também não derrubou qualquer barreira ao longo do percurso.
Os pontos conquistados pela lançadora (2) podem agora ser cruciais para a manutenção da Bélgica na primeira divisão europeia de atletismo.
O momento não passou despercebido e está a gerar inúmeras interações nas redes sociais.