Desporto

Os planos de João Almeida para a Vuelta: “Seguir a corrida na frente e dar o meu melhor"

O ciclista João Almeida, que fez história na Volta a Itália, revela os planos para o futuro e saúda o apoio dos portugueses durante o Giro.

SIC Notícias

João Almeida, ciclista da UAE Emirates, tornou-se no primeiro português a subir ao pódio final da Volta a Itália e o primeiro ciclista nacional a terminar entre os três melhores de uma grande Volta, desde Joaquim Agostinho no Tour de 1979. Depois da conquista do terceiro lugar no Giro, um feito histórico para o país, João Almeida revela que quer mais e tem os objetivos traçados.

Em entrevista na SIC Notícias, o ciclista português fala da sua estreia na Volta a França, prevista para 2024, e da preparação exigente que o Tour requer.

“Vamos ter de estar a 110%, preparação em altitude, peso ideal, muitas horas de sacrifício e de recuperação, meses”.

Na perseguição de uma grande vitória, João Almeida diz que o segredo está em “continuar com o meu foco, com o meu trabalho árduo, mais um aninho ou dois e acho que no fundo é só isso, continuar a ser rigoroso com o meu trabalho”.

Sobre o forte apoio dos portugueses durante o Giro de Itália, o ciclista da UAE Emirates realça:

“São etapas muito longas, 5, 6 horas de etapas, muitas subidas, é um sofrimento puro naquela altura e ter ali alguém a dar-nos aquela motivação, aquele apoio, faz diferença e claramente dá um bocadinho de força certamente”.

João Almeida, das Caldas da Rainha, sente que a modalidade está a crescer não só na cidade, mas também no país.

“Acho que os jovens sabem o que querem e acho que estou a inspirar bastantes jovens, o que é um dos meus objetivos também, inspirar jovens ciclistas e pessoas para trabalharem no duro e a serem o melhor que conseguem ser”.

Objetivos para a Volta a Espanha

Na opinião do ciclista português, o Giro é mais duro e desafiante do que a Volta a Espanha, a próxima grande prova que irá disputar e para a qual tem os seguintes objetivos:

“Estar com os melhores, seguir a corrida na frente e dar o meu melhor. Esperemos que melhor do que no ano passado, se for melhor que no ano passado já é muito bom”.

Últimas