Desporto

Marcelo felicita João Almeida por "histórico lugar no pódio" do Giro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou esta segunda-feira o ciclista João Almeida pelo "histórico lugar no pódio" na Volta a Itália, considerando que este é um "novo ponto alto" da modalidade no país."

JENNIFER LORENZINI

SIC Notícias

Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou esta segunda-feira o ciclista João Almeida pelo "histórico lugar no pódio" na Volta a Itália, um novo ponto alto do ciclismo nacional.

O Presidente da República felicitou o ciclista João Almeida, pelo histórico lugar no pódio da Volta a Itália e o primeiro lugar entre os jovens, conquista que se espera trazer novas alegrias no futuro.

O ciclista já regressou a Portugal e contou com a presença de dezenas de familiares, amigos e fãs para o receber no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

A chegada do atleta foi carregada de felicidade, pela vitória conquistada, mas também com grande responsabilidade, sendo que a sua prestação marcou a história do ciclismo nacional.

Para João Almeida, agora o foco é "evoluir e ficar mais forte".

João Almeida (UAE Emirates) tornou-se no domingo no primeiro português a subir ao pódio final da Volta a Itália e o primeiro ciclista nacional a terminar entre os três melhores de uma grande Volta desde Joaquim Agostinho no Tour1979.

Almeida terminou a 106.ª edição da 'corsa rosa' no terceiro lugar, numa competição que foi ganha pelo esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma), que deixou o britânico Geraint Thomas (INEOS) em segundo.

O ciclista luso de 24 anos, que também conquistou a classificação da juventude, é o primeiro português a 'fechar' o Giro no pódio e o segundo corredor luso a ficar entre os três melhores de uma grande Volta, depois de Joaquim Agostinho ter sido terceiro nas edições de 1978 e 1979 da Volta a França e segundo na Vuelta1974.

Últimas