Alberto Lejárraga, guarda redes do Marbella FC, celebrou a vitória que valeu a promoção da equipa ao quarto escalão do futebol espanhol com uma imagem ainda rara no futebol mundial. O jogador quebrou o tabu e publicou uma foto a beijar o namorado.
O futebolista de 28 anos, o primeiro jogador espanhol a assumir a homossexualidade, publicou uma mensagem em que agradece o apoio da família e do companheiro.
"Muito obrigado por estarem sempre ao meu lado, nos bons e maus momentos!", escreveu Alberto Lejárraga.
Os exemplos ainda são escassos, mas Alberto Lejárraga juntou-se, por exemplo, a Jakub Jankto, o primeiro futebolista profissional a atuar numa primeira liga da Europa a assumir-se homossexual, em fevereiro deste ano.
Jankto, emprestado pelo Getafe ao Sparta Praga, conta com 45 internacionalizações pela seleção da República Checa, nas quais marcou quatro golos e fez 11 assistências.
“Olá, chamo-me Jakub Jankto. Como toda a gente, tenho as minhas forças, as minhas fraquezas, família e amigos. Tenho um trabalho pelo qual dou o meu melhor há anos, com seriedade, profissionalismo e paixão. Como toda a gente, quero viver a minha vida em liberdade. Sem medos, preconceitos, sem violência mas sim com amor. Sou homossexual e não me quero esconder mais.”
Outros casos são os de Collin Martin, Jake Daniels e Joshua Cavallo.