Desporto

"Caso Negreira": Barcelona vai ser investigado pela UEFA

A UEFA considera que o clube catalão poderá ter “violado o quadro jurídico” por causa de pagamentos de quase sete milhões de euros ao antigo responsável da arbitragem espanhola.

Camp Nou - Estádio do Barcelona FC

SIC Notícias

A UEFA emitiu, esta quinta-feira, um comunicado que revela que o FC Barcelona está a a ser alvo de uma investigação, por considerar que existem argumentos suficientes para acusar o clube no “Caso Negreira”.

O caso surgiu na sequência de investigações realizadas pelo Ministério Público de Barcelona a José Negreira. O antigo responsável da arbitragem espanhola deverá ter recebido quase sete milhões de euros, através de uma empresa, por suposta assessoria “verbal”, ao clube catalão.

Para além de José Negreira, são vários os ex-dirigentes acusados por alegada corrupção, abuso de confiança e registos comerciais falsos, nomeadamente Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell.

O FC Barcelona poderá estar associado ao crime porque “manteve um acordo verbal estritamente confidencial”, que envolve o pagamento por parte do clube a uma empresa de Enríquez Nogueira em troca de favores ao antigo vice da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF).

O presidente do FC Barcelona, Joan Laporta, garantiu no dia 17 de março que os catalães são vítimas de uma campanha de desestabilização.

Mas a verdade é que a UEFA considerou esta quinta-feira, em comunicado, que há uma “potencial violação do quadro jurídico da UEFA”.

“De acordo com o artigo 31.º, n.º 4, do Regulamento Disciplinar da UEFA, os Inspetores Disciplinares e de Ética da UEFA foram nomeados para conduzir uma investigação relativa a uma potencial violação do quadro jurídico da UEFA pelo Barcelona em ligação com o chamado “Caso Negreira.”

Caso as alegações se confirmem, a UEFA pode vir a expulsar o FC Barcelona da liga dos campeões, assim como o clube pode sofrer a despromoção na La Liga, e ver as instalações encerradas.

Últimas