A Inglaterra sagrou-se este domingo campeã europeia de futebol feminino pela primeira vez, ao derrotar a Alemanha por 2-1, após prolongamento, na final da 13.ª edição do Campeonato da Europa, disputada no estádio de Wembley, em Londres.
Na catedral de Wembley, Ella Toone inaugurou o marcador para as inglesas, aos 62 minutos, com Lina Magull a empatar ao minuto 79, forçando o prolongamento, no qual Chloe Kelly, aos 110, marcou o golo que valeu o título à seleção da casa.
A Inglaterra, duas vezes finalista vencida, tornou-se assim a quinta seleção a vencer o Europeu feminino, contrariando o favoritismo de Alemanha, vencedora por oito vezes da competição e até este domingo invencível nas finais que disputou.
Jogo da final do Europeu feminino bate recorde de assistência
A final do Europeu feminino de futebol contou com 87.192 espetadores nas bancadas do Estádio de Wembley, Londres, um recorde de assistência em Europeus femininos e masculinos.
A anterior marca foi registada na final do Europeu masculino de 1964, em Espanha, com a seleção anfitriã a derrotar a antiga URSS por 2-1, diante de 79.115 espetadores.
O jogo de abertura do torneio disputado em solo inglês, entre Inglaterra e Áustria, já tinha elevado o recorde num Europeu feminino para 68.871 espetadores.
O Euro2022 feminino registou um total de 574.875 espetadores, quebrando a melhor marca da competição continental feminina, que foi alcançada há cinco anos, nos Países Baixos, com 247.041 espetadores.