Depois de terem perdido pontos na última ronda, com o Paços de Ferreira e Vitória de Setúbal, respetivamente, 'águias' e 'dragões' defrontam-se no sábado com a liderança em jogo.
O Benfica-FC Porto realiza-se após uma semana de pausa, para os jogos de seleções, que fizeram com que os dois treinadores tenham estado a preparar o clássico com várias baixas nos plantéis.
Rui Vitória em vantagem nos duelos com Nuno Espírito Santo
Dragões em vantagem nos clássicos da segunda década do século XXI
No Benfica, que não perde há sete encontros no campeonato, o médio sérvio Fejsa, sem jogar desde 19 de fevereiro, poderá regressar à competição, subsistindo dúvidas sobre a recuperação do central Lindelöf, que falhou os dois encontros da seleção sueca.
Caso não aconteçam surpresas de última hora, o FC Porto vai apresentar-se na máxima força, num encontro ao qual chega com uma série de 23 encontros sem perder, desde o único desaire na prova, em Alvalade (1-2), à terceira ronda.
Nas derradeiras 10 receções ao FC Porto para o campeonato, o Benfica apenas venceu duas, enquanto os 'dragões' ganharam quatro, a último das quais na última temporada, por 2-1, numa partida marcada por uma grande exibição de Iker Casillas.
Ajudar Bas Dost a conquistar a Bota de Ouro é provavelmente o grande objetivo do Sporting até ao final da temporada. A nível interno, o holandês tem 24 golos, mais oito do que o portista Soares, estando a um do argentino Lionel Messi no prémio europeu.
Os 'leões', 'presos' na terceira posição, reencontram no domingo o Arouca, depois do polémico encontro da primeira volta, em que os dirigentes de ambos os clubes se acusaram mutuamente de agressões no túnel de Alvalade.
O Arouca vai receber o Sporting com Jorge Leitão, treinador dos juniores, à frente da equipa, depois de Manuel Machado ter sido o segundo técnico a deixar o clube esta temporada.
No último encontro da ronda, no domingo, o Sporting de Braga, que tem 46 pontos, procura defender o quarto lugar, na receção ao Marítimo, sexto, com 40.
Os bracarenses até podem iniciar este encontro na quinta posição, caso o Vitória de Guimarães, para já quinto, a dois pontos dos rivais minhotos, vença na sexta-feira em casa do lanterna-vermelha Nacional, que não ganha há 13 encontros e estreia o terceiro treinador da temporada, João de Deus.
Com os mesmos pontos do Nacional e a quatro da zona de manutenção, o Tondela, 17.º posicionado e sem vitórias há sete encontros, recebe no sábado o Estoril-Praia, 15.º, com mais cinco pontos do que os tondelenses e que não vença há seis jogos.
Sem triunfos desde que venceu a Taça da Liga, o Moreirense, 16.º e primeira equipa acima da 'linha de água', também mudou de treinador e Petit vai estrear-se no domingo, na visita ao terreno do Vitória de Setúbal, 12.º.
No encontro entre duas equipas que ainda têm ténues hipóteses de chegar à Liga Europa e que estão separados por um ponto, o Boavista, oitavo classificado, recebe o Rio Ave, no sábado.
Atrás de 'axadrezados' e vila-condenses, está o Desportivo de Chaves, nono posicionado, que recebe na sexta-feira o Paços de Ferreira, 13.º, enquanto no domingo, o Belenenses, 10.º, joga em casa com o Feirense, 11.º.
Com Lusa