Depois das vitórias em 2008, 2013 e 2014, o capitão da seleção portuguesa de futebol fez o tetra, deixando para trás os holandeses Johan Cruyff (1971, 73 e 74) e Van Basten (1988, 89 e 92), e o francês Michel Platini (1983, 84 e 85).
Cristiano Ronaldo, que, até ao momento, soma 51 golos em 55 jogos realizados em 2016, está agora apenas a um cetro do argentino Lionel Messi (2009, 2010, 2011, 2012 e 2015), que bateu pela terceira vez nos últimos quatro anos.
Ronaldo, de 31 anos, e Messi, de 29, venceram, aliás, os últimos nove troféus, desde 2008.
Os dois títulos europeus conquistados por Ronaldo ao serviço do Real Madrid e da seleção nacional, foram decisivos na atribuição do prémio.
Em contraste, Messi, que em 2016 soma 58 golos em 61 jogos, voltou a falhar um título pela Argentina nos penáltis, sendo que também ele não acertou no desempate por penáltis com o Chile, na final da Copa América.
Cristiano Ronaldo teve como ponto alto do ano, ao serviço do Real Madrid, o 'hat-trick' ao Wolfsburgo, que permitiu aos merengues bater os alemães por 3-0 e atingir as meias-finais da Liga dos Campeões, depois do desaire por 2-0 na Alemanha.
Pela seleção, o 'capitão' brilhou, sobretudo, nas meias-finais do Europeu, quando saltou bem alto e cabeceou para o primeiro golo frente ao País de Gales (2-0), 'empurrando' a equipa das 'quinas' para final.
Antes, no último jogo da fase de grupos, um 'bis' frente à Hungria foi também determinante na campanha lusa, já que valeu um empate (3-3) decisivo para o apuramento. Em caso de derrota, Portugal teria falhado os oitavos de final.
Em França, Ronaldo foi, porém, infeliz na final, ao lesionar-se muito prematuramente no embate com a França, após uma carga dura de Payet. Sem o capitão, acabou por ser Éder a selar o primeiro título luso, no prolongamento (1-0).
Já na época 2016/17, destaque também para o seu primeiro 'póquer' pela equipa das quinas, na receção a Andorra, numa goleada por 6-0, em Aveiro, em jogo de qualificação para o Mundial 2018.
Pelo Real Madrid, também não brilhou no jogo principal, a final da Liga dos Campeões, mas, ainda assim, foi dele o golo decisivo no desempate por grandes penalidades (5-3), após o empate a um golo nos 120 minutos.
Destaque ainda para o golo que, na época passada, valeu um triunfo por 2-1 sobre o Barcelona, em Camp Nou, mantendo, então, o Real Madrid na corrida ao título, que seria arrebatado pelo Barça.
Os números de Cristiano Ronaldo pelos merengues continuam, porém, a ser impressionantes: uma média de mais de um golo por jogo para aquele que superou há muito todas as 'lendas' do clube e se tornou o melhor marcador da história do emblema espanhol.
Em 2016, o jogador luso está um pouco abaixo desse patamar pelos madrilenos (38 golos em 42 jogos), mas com um registo muito bom a nível de resultados, com 29 vitórias, 11 empates e apenas duas derrotas, ambas sofridas na época passada.
Até ao final do ano, Cristiano Ronaldo ainda pode, no entanto, 'corrigir' este dado, tendo ainda pela frente a forte possibilidade de somar mais um título, o Mundial de clubes, prova que já venceu por duas vezes.
Entre os primeiros 15 classificados do prémio, destaque para a presença dos também portugueses Rui Patrício (12º) e Pepe (9º).