Desporto

Blatter diz que está de consciência tranquila

O ex-presidente da FIFA Joseph Blatter assegurou hoje que tem a consciência tranquila e que não cometeu "nenhum delito" enquanto principal responsável pelo organismo máximo do futebol mundial, a que presidiu de 1998 a 2015.

"Não cometi nenhum delito. Convivo perfeitamente com tudo isto porque estou de consciência tranquila", assinalou, na apresentação da sua biografia, intitulada "Sepp Blatter. Missão e paixão pelo futebol".

Joseph Blatter foi inicialmente suspenso na liderança da FIFA pelo Comité de Ética da organização em outubro do ano passado, na sequência do escândalo de corrupção que abalou a instituição, tendo sido depois suspenso por seis anos de todas as atividades ligadas ao futebol pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAD), sanção de que recorreu.

Blatter, de 79 anos, e Michel Platini, presidente da UEFA, foram punidos a 21 de dezembro último por causa de um pagamento por parte do primeiro ao segundo de 1,8 milhões de euros por um alegado trabalho de conselheiro acordado em 2002, sem contrato escrito.

A FIFA entendeu que o acordo firmado entre os dois dirigentes "não tem base legal" e sancionou por isso ambos em igual medida.

"Sofri, mas não sofro mais", afirmou Blatter, comentando que "a paixão de Cristo também era sofrimento".

Lusa

Últimas