Já começou o Festival Internacional de Cinema de Veneza, o mais antigo do mundo. No dia de abertura, o realizador alemão Werner Herzog foi homenageado.
Na cerimónia de abertura do festival, Herzog recebeu o prémio carreira, entregue por um veterano, como forma de reconhecimento por ser um dos maiores nomes da sétima arte alemã.
"É importante celebrar o facto de alguém como ele realmente existir. O seu trabalho entrou na minha vida com 'O Enigma de Kaspar Hauser', 'Aguirre, a Cólera de Deus'", disse o realizador Francis Ford Coppola.
"Eu sempre quis ser um bom soldado do cinema e isso significa perseverança, lealdade, coragem e um sentido de dever. E é isso que, no fundo, me trouxe até aqui. Muito obrigado", afirmou Werner Herzog.
Na passadeira vermelha, Herzog exibiu o Leão de Ouro. Aos 82 anos, o realizador conta com mais de 70 filmes no currículo e participou em mais de 30 produções como ator.
Horas antes, teve lugar o tradicional desfile de personalidades que marcarão presença na 82ª edição do festival, como as atrizes Cate Blanchett e Tilda Swinton. Além disso, Fernanda Torres, que este ano é um dos elementos do júri, presidido pelo realizador Alexander Payne, estará responsável por eleger o Leão de Ouro, ou seja, o melhor filme da edição.
Durante 11 dias, celebra-se o cinema em Veneza, e o festival terminará no dia 6 de setembro.