Cultura

Veneza recebe Festival Internacional de Cinema durante 11 dias

Portugal vai estar representado, não na competição principal mas na categoria dos clássicos, com Aniki-Bóbó, primeiro filme de Manoel de Oliveira, de 1942. Foi recentemente restaurado, em alta resolução.

SIC Notícias

O Festival Internacional de Cinema de Veneza começa esta quarta-feira. Ao longo de 11 dias, a cidade italiana vai receber grandes nomes do cinema.

A um dia de começar o Festival Internacional de Cinema de Veneza, o realizador italiano Paolo Sorrentino apareceu de barco com uma das protagonista do novo filme, Anna Ferzett.

À chegada ao cais, ambos cumprimentam o ator co-protagonista, Toni Servillo.

É o trio que marca o arranque das sessões de filmes.

"La Grazia" vai estrear-se aqui e vai abrir a competição principal da edição deste ano, com 21 filmes na corrida pelo leão de ouro.

Portugal vai estar representado, não na competição principal mas na categoria dos clássicos, com Aniki-Bóbó, primeiro filme de Manoel de Oliveira, de 1942. Foi recentemente restaurado, em alta resolução.

A nova versão - coordenada pela cinemateca portuguesa - vai ser apresentada em Veneza.

O conto infantil narrado nas margens do rio Douro vai ter três sessões.

Tomada de posição sobre guerra em Gaza

Antes da abertura de portas, figuras da indústria cinematográfica apelaram ao festival uma tomada de posição sobre a guerra em Gaza para que as vozes palestinianas sejam promovidas e as ações israelitas denunciadas. Mais de 1.500 pessoas assinaram o apelo.

Um dos filmes da competição principal aborda o tema da guerra.

Thrillers psicológicos, dramas artísticos ou documentários

A programação abrange, entre outros, thrillers psicológicos, dramas artísticos ou documentários.

Noah Baumbach, Guillermo del Toro ou Yorgos Lanthimos fazem parte dos realizadores com trabalhos em exibição na edição 82 do festival mais antigo do mundo.

Fora da competição, mas ainda assim em destaque, Luca Guadagnino apresenta um filme sobre o movimento MeToo - contra o assédio e a agressão sexual.

Chama-se "After The Hunt". É protagonizado pela atriz Julia Roberts, que vai pisar pela primeira vez o tapete vermelho, que se prepara para receber grandes nomes do cinema.

Últimas