Cartaz

Famosa personagem Drácula regressa às salas de cinema com uma nova história de amor

O filme "Drácula: Uma História de Amor" chegou esta semana aos cinemas portugueses. Revela o lado romântico da personagem criada por Bram Stoker, que já foi interpretada centenas de vezes no cinema.

Mariana Xavier

Daniel Fernandes

Em 1931, Bela Lugosi dava expressão e voz a uma das personagens de terror mais reconhecidas de sempre: o conde Drácula. O filme foi criado a partir de uma peça de teatro, baseada no livro de Bram Stoker de 1897. Christopher Lee dava vida ao vampiro em 1958 com "O Horror do Drácula".

Apesar das mudanças tecnológicas que o cinema vivia, em 1992, o realizador Francis Ford Coppola quis manter a essência original da história, com o filme "Drácula de Bram Stoker". O filme de animação chegaria em 2012 e a saga "Hotel Transylvania" tornou-se um sucesso de bilheteiras.

Interpretado centenas de vezes no cinema

O conde Drácula é uma das personagens mais representadas de sempre no grande ecrã. Em 2015, era considerada pelo Guinness World Record a figura literária com mais presenças em filmes, ultrapassando as 500. Um ano depois, atingia outro recorde: Drácula era o personagem mais presente em videojogos.

Outras versões foram surgindo ao longo dos anos. Em 2023, era revelada a perspetiva do mordomo em "Renfield", com Nicolas Cage a interpretar o célebre vampiro. Já "Drácula: O Despertar do Mal" revelava um dos capítulos do romance de 1897.

Mais de 120 anos depois da criação de Bram Stoker, a personagem continua a ganhar destaque nos cinemas. Chega agora às salas portuguesas "Drácula: Uma História de Amor", com foco num elenco menor da história. O conde procura a reencarnação da falecida esposa.

Últimas