Cultura

Do "SNL" a "Homicídios ao Domicílio": ator Steve Martin celebra 80 anos de humor e versatilidade

O ator Steve Martin celebrou 80 anos de vida. Com uma carreira multifacetada, destacou-se como argumentista, músico e, sobretudo, como ator de comédia. Atualmente, é um dos protagonistas da série Homicídios ao Domicílio, ao lado de Selena Gomez e Martin Short.

SIC Notícias

Três vizinhos amantes de investigações criminais vêem-se envolvidos num crime e decidem começar uma investigação, partilhando as descobertas num podcast. Steve Martin protagoniza Homicídios ao Domicílio (Only Murders in the Building, em inglês) ao lado de Martin Short e Selena Gomez.

Os mais de 50 anos de carreira de Martin começaram nos bastidores, como argumentista da série de comédia The Smothers Brothers Comedy Hour, no final da década de 60, mas foi com o programa de televisão Saturday Night Live que o nome começou a ficar associado ao rosto e às piadas de Steve.

Abria-se assim uma porta para a estreia no cinema, em 1979, com O Tonto. Seguiram-se, por exemplo, O Pai da Noiva e O Sem Vergonha, ao lado de Eddie Murphy. Mais recentemente, protagonizou À Dúzia é Mais Barato, em 2003, e A Pantera Cor-de-Rosa, três anos depois.

Steve Martin foi dividindo o cinema com a televisão. Participou em diversos programas de comédia e integra a lista de apresentadores da cerimónia dos Óscares, prémio que viria a receber em 2014 pelo conjunto da obra.

A música também esteve sempre presente na carreira de Steve Martin, com a edição de 12 álbuns que lhe valeram cinco Grammys.

Assim como a escrita, Steve Martin publicou diversos livros, entre romances, memórias e até livros para crianças. Escritor, músico, ator, produtor e argumentista, com 80 anos de vida e mais de 60 de carreira, sempre lado a lado com a comédia.

Últimas