Cultura

Comitiva portuguesa vai marcar presença na 78.ª edição do Festival de Cinema de Cannes

Arranca amanhã, terça-feira, dia 13, a 78.ª edição do Festival de Cinema de Cannes. No dia de abertura, Robert De Niro será homenageado e a Ucrânia estará em destaque.

Cristiana Reis

Gonçalo de Freitas

Finalizados os preparativos, Cannes prepara-se para receber mais uma edição de um dos maiores festivais de cinema do mundo. O arranque está marcado como o "Dia da Ucrânia". Vão ser exibidos três filmes que retratam os acontecimentos e as principais figuras do conflito, como 2000 Meters to Andriivka.

A abertura ficará também marcada pela homenagem a Robert De Niro, que vai receber a Palma de Ouro honorária. O ator, que, juntamente com a SIC e com a Câmara de Lisboa, volta a trazer o Tribeca a Portugal no final de outubro.

No segundo dia, destaque para a estreia mundial de Missão Impossível – O Ajuste de Contas Final. O elenco vai desfilar pela passadeira vermelha — será a terceira vez de Tom Cruise em Cannes.

Haverá, ainda, uma comitiva portuguesa. Oito filmes e coproduções nacionais estarão em destaque, incluindo a estreia mundial do filme O Riso e a Faca, do realizador português Pedro Pinho.

A 78.ª edição do Festival de Cinema de Cannes realiza-se até 24 de maio.

Últimas