O filme "Grand Tour" de Miguel Gomes fazia parte da competição oficial do Festival de Cinema de Cannes, mas o realizador português não esperava que fosse premiado. Miguel Gomes veio da 77.ª edição do festival com o prémio de Melhor Realização.
"Eu acho que devo muito a uma série de outros filmes portugueses e que, se calhar, mereciam tanto ou mais que eu receber este prémio", admite Miguel Gomes.
O filme "Grand Tour" explora as aventuras de um casal em fuga em 1918, com imagens reais gravadas pelo realizador e a sua equipa, no Sudoeste Asiático em 2020.
"Para fazer este filme, que é sobre o mundo, eu tenho que filmar o mundo, tal como ele se me apresenta", acrescenta o realizador.
A curta-metragem "Bad for a moment" explora uma experiência de team building que correu mal numa empresa. O júri de Cannes decidiu distinguir o realizador com uma menção especial.
"O tipo de cinema que se faz em Portugal é diferente dos outros", diz Daniel Soares.
E depois de Cannes, os realizadores Daniel Soares e Miguel Gomes estão já a trabalhar em novos projetos e contribuir para a indústria do cinema em Portugal.