Nininho Vaz Maia tornou-se num fenómeno da música, nos últimos anos. Conquistou o público na internet e construiu uma carreira que, este ano, esgotou duas datas na Meo Arena, em Lisboa.
"Era um sonho, sem dúvida. Eu estou na maior sala do país com duas datas esgotadas. Não posso pedir mais. Muito grato, mesmo", em março, Nininho Vaz Maia falava com a SIC sobre um marco da carreira: atuar na Meo Arena, em Lisboa, para 32 mil pessoas.
O sonho que Nininho cumpriu aos 37 anos começou a ganhar forma algures em 2016, com vídeos publicados no YouTube em que se mostrava a cantar e a tocar guitarra.
Os números de visualizações confirmavam uma popularidade que fizeram do músico, amador, um artista de profissão.
Ao unir o flamenco com o pop e com a tradição cigana encontrou o caminho para os fãs, que, em 2019, tornaram Nininho num fenómeno que já não era apenas da internet.
Natural de Lisboa, Avelino Vaz Maia nasceu em 1988. Cresceu no Bairro da Picheleira e descobriu que queria ser músico quando esteve em prisão domiciliária, em 2013.
Dos episódios que viveu, disse ter ficado marcado, aos 11 anos, pela prisão do pai.
O disco de estreia foi lançado em 2021. Do álbum "Raízes" fez parte o single "Gosto de Ti", em conjunto com o filho, Cristiano, que alcançou mais de 31 milhões de visualizações no Youtube.