Cultura

A história da origem de Trump: “The Apprentice” chega aos cinemas este mês

O filme estreia nas salas portuguesas a 17 de outubro. Conta o início do percurso de Donald Trump no mercado imobiliário em Nova Iorque.

André Pacheco

The Apprentice – A História de Trump estreia na próxima semana em Portugal. É um filme que vai às origens de Donald Trump, muito antes de ser eleito presidente dos Estados Unidos da América. 

Nos anos 70, um novo nome começou a aparecer no mercado imobiliário em Nova Iorque. Um nome que acabaria por correr o mundo, depois de DonaldTrump conhecer um homem que o viria a moldar como uma das figuras mais controversas e reconhecidas do planeta: Roy Cohn. 

Há vários anos que Roy Cohn era conhecido como um advogado norte-americano sem escrúpulos, essencial na "caça às bruxas" da era McCarthy, de perseguição a comunistas nos Estados Unidos. Ainda assim, acabaria por notabilizar-se como mentor no início da carreira de DonaldTrump. Um papel interpretado por Sebastian Stan, no filme The Apprentice – A História de Trump. 

Apesar de ter tido a estreia oficial em maio, no festival de cinema de Cannes, o filme de Ali Abbasi chegará às salas a menos de um mês do dia das eleições presidenciais nos Estados Unidos. Ainda assim, o realizador iraniano garante que não quer influenciar quem for ver o filme ao cinema. 

"Isto é, antes de tudo, um filme. Não é uma peça política, não é suposto dizer nada que não se saiba já de DonaldTrump ou como votar”, defende. “É uma experiência. Uma experiência moralmente ambivalente de estar muito próximo de uma personagem tão ambivalente moralmente”, refere. 

A experiência estará disponível nas salas de cinema nacionais, a partir de 17 de outubro. 

Últimas