Depois das várias reclamações e de Roberta Medina ter prometido, em entrevista à SIC, mudanças para o segundo e último fim de semana de Rock in Rio Lisboa, vai mesmo haver alterações para melhorar a mobilidade dos festivaleiros.
Com o objetivo de reduzir os constrangimentos na circulação, vai haver novos condicionamentos ao trânsito na zona norte do Parque das Nações e nas imediações do Parque Tejo. Há também alterações ao funcionamento do shuttle e o Metro de Lisboa também anunciou o prolongamento do horário de funcionamento. Mas vamos por partes.
As zonas que vão estar condicionadas
- IC2 no acesso à Rotunda da República da Colômbia
- Rotunda da Av. Dom João II com a Av. da Peregrinação
- Praça do Venturoso
- Rotunda dos Vice-Reis
- Vias junto à Gare do Oriente – rotunda da Av. Aquilino Ribeiro Machado com Av. do Índico e rotunda da Av. de Berlim com Av. do Pacífico
- Eixo Central da Av. Dom João II entre a Gare do Oriente e a Rotunda da República da Colômbia, em ambos os sentidos
- Mantêm-se as restrições anteriormente implementadas na Via do Oriente, Passeio dos Heróis do Mar e rotunda entre a Rua Domingos José de Morais com a Rua Roald Amundsen e Rua da Cotovia (sob o viaduto IC2)
- As estações GIRA junto ao Pingo Doce – Parque das Nações Norte e Colégio Pedro Arrupe estarão desativadas, encontrando-se apenas em funcionamento a estação GIRA 113 – Parque das Nações (entre a Rua das Vigias e o Passeio do Levante).
- TVDEs, trotinetes e bicicletas dos vários operadores não poderão aceder à envolvente condicionada
- O ponto preferencial para tomada e largada de passageiros em TVDE’s, será na área de jurisdição do Município de Loures, no acesso à Ponte ciclopedonal sobre o rio Trancão, devidamente coordenado pela entidade policial presente no local.
- Ainda no Município de Loures irão verificar-se constrangimentos na EN 10 c/ Rua Domingos José Morais e a EN 10 c/ Rua Fábrica da Loiça de Sacavém.
Em comunicado, a organização informa que todas as alterações à circulação serão coordenadas no local pela polícia. Acrescenta que serão garantidos os acessos aos moradores e lojistas, desde que se façam acompanhar de comprovativo de residência.
O que muda no serviço de shuttle?
O festival informa que serão feitas mudanças na operação de trânsito, sem especificar. Diz ainda que será feito um controlo “mais rigoroso” do estacionamento nas imediações do Parque Tejo, de forma a evitar “picos de lentidão” à saída do recinto que sejam causados por mau estacionamento - situação que aconteceu no primeiro fim de semana.
Metro de Lisboa funciona até mais tarde
Também esta quinta-feira o Metro de Lisboa anunciou que irá prolongar o horário de funcionamento das linhas verde e vermelha, como aconteceu no primeiro fim de semana do festival. Nas noites de 22 e 23 de junho, ambas as linhas funcionarão até às 2:30 da madrugada.
Ficarão abertas todas as estações da Linha Vermelha, com exceção das estações Olaias, Bela Vista e Encarnação.
Na Linha Verde, estarão abertas as estações da Alameda, Cais do Sodré, Areeiro, Campo Grande e Telheiras.
As recomendações da organização do Rock in Rio
Se vai ao Rock in Rio este fim de semana, saiba que a zona do Parque das Nações vai estar ainda mais pressionada. É que, para além do festival, a cantora Olivia Rodrigo atua no Meo Arena, em duas noites esgotadas. Assim sendo, a organização do festival deixa algumas recomendações:
- Evite circular nas zonas envolventes ao Parque Tejo.
- Evite estacionar o seu veículo em zonas não autorizadas.
- Caso necessite de utilizar veículo automóvel, privilegie os parques de estacionamento público disponíveis nas imediações.
- Certifique-se que os percursos que habitualmente utiliza não estão condicionados ao trânsito automóvel.
- Verifique antecipadamente os percursos alternativos.
- Utilize os transportes públicos existentes e ainda os disponíveis para apoio ao evento (comboios CP com destino a Sacavém e shuttles).