Inspirado no Festival de Música de Sanremo, que surgiu em Itália no início da década de 50, o festival da Eurovisão realiza-se anualmente desde 1956, tornando-se na competição de música televisiva internacional com maior longevidade no mundo.
Originalmente, começou como uma experiência técnica para transmissão televisiva transnacional com apenas sete países em competição: Países Baixos, Suíça, Bélgica, Alemanha, França, Luxemburgo e Itália.
Em 2024, decorrerá na Suécia pela sétima vez na história, depois de Estocolmo (1975, 2000 e 2016), Gotemburgo (1985) e Malmö (1992, 2013 e 2024).
Quando começa a edição de 2024?
O evento terá início no dia 7 de maio, pelas 20:00 (hora de Portugal continental), em que se irá disputar a primeira meia-final da competição.
Dois dias depois, à mesma hora, terá início a segunda meia-final. A final está marcada para o próximo sábado, onde se irá coroar o novo rei da música da Europa.
Chipre, Sérvia, Lituânia, Irlanda, Ucrânia, Polónia, Croácia, Islândia, Eslovénia, Finlândia, Moldávia, Azerbaijão, Austrália, Portugal e Luxemburgo serão os primeiros país a entrarem em palco.
Já Malta, Albânia, Grécia, Suíça, Chéquia, Áustria, Dinamarca, Arménia, Letónia, São Marino, Geórgia, Bélgica, Estónia, Israel, Noruega e Países Baixos terão de esperar para competirem no segundo dia.
A Suécia, vencedora e anfitriã do ano anterior, garantiu automaticamente a presença na final, bem como para os "Cinco Grandes" países.
Quem são os “Cinco Grandes”?
Por terem uma maior contribuição financeira para a União Europeia de Radiodifusão, desde 2000 que França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido têm garantida a passagem automática para a grande final do concurso.
O favorito a vencer o troféu de melhor canção
As casas de apostas têm a Suíça como favorita. Com 23% de probabilidades, a canção “The Code” do rapper e cantor Nemo Mettler poderá ser considerada a vencedora em Malmö.
O artista helvético, que irá estar na segunda meia-final, revelou em entrevista que a canção fala sobre o seu processo de autodescoberta como não-binário.
Quem decide o vencedor?
O voto dos telespectadores determinará o resultado das duas eliminatórias. Já na grande final, a decisão está a cargo dos telespectadores e do júri do certame.
Quem tem mais vitórias na Eurovisão?
Suécia e Irlanda lideram com sete vitórias cada. França, Luxemburgo, Reino Unido e Países Baixos venceram cinco vezes cada, sendo que os neerlandeses são os mais recentes dos quatro países a vencer, depois da vitória em 2019.
Em 2017, Portugal conseguiu vencer pela primeira vez a Eurovisão. O tema “Amar Pelos Dois”, de Salvador Sobral conquistou o coração da Europa.
“Suécia, a tua cara não me é estranha”
A cantora sueca Loreen venceu a competição do ano passado em Liverpool pela segunda vez com a sua canção "Tattoo". A sueca é a segunda artista depois do irlandês Johnny Logan a vencer o concurso por duas ocasiões.
A edição do ano passado chegou a mais de 162 milhões de pessoas por meio dos mercados de serviços públicos.
Com Agências