Os ABBA estão em dupla celebração. O musical em Londres sobre a banda sueca está há 25 anos em cena e há 50, o quarteto tornava-se conhecido, depois da vitória na Eurovisão com "Waterloo".
Na estação londrina que deu nome à canção. Um coro de fãs celebrou os 50 anos de “Waterloo”, um tributo que se replicou por outras cidades europeias, como Varsóvia, a capital da Polónia.
E, em Estocolmo, a cidade onde nasceu o quarteto, como noutros locais, um piano programado deu o tom à celebração que se fez de convívio e de procura por mais uma raridade da mais famosa banda sueca, que tem atravessado gerações.
A vitória na Eurovisão há 50 anos, também significou muito para os ABBA, com uma música pop que se no título remete para a derrota de Napoleão, no tema é de um revés amoroso que se trata. No festival que decorreu na cidade inglesa de Brighton, foi por pouco que a história teve um final feliz.
“Waterloo” é um dos temas incontornáveis de "Mamma Mia" com os maiores êxitos da banda sueca. Representado em vários palcos mundiais e em várias línguas, também deu origem a dois filmes mas é em Londres que se mantém no pódio, como o terceiro musical há mais tempo em cena no West End há 25 anos.
É também em Londres que está "ABBA Voyage", um espetáculo que vai buscar o nome ao disco que o grupo lançou em 2021, após quase 40 anos de ausência. No palco estão avatares com a imagem que o quarteto tinha nas décadas de 70 e 80.