A poucos dias do lançamento, nas salas, do admirável “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese, lembremos que é possível ver ou rever, em streaming, vários títulos da sua filmografia. Sugiro, desta vez, a revisitação do filme que quebrou a “maldição” que, durante várias décadas, manteve Scorsese como um realizador sem Óscares. Foi, de facto, com “The Departed - Entre Inimigos” que, finalmente, ele ganhou um Óscar, na categoria de realização — continua a ser, aliás, a única estatueta dourada da sua colecção.
O filme foi um dos grandes acontecimentos da produção de 2006, até porque arrebatou mais três Óscares, incluindo o de melhor filme do ano (os outros foram ganhos nas categorias de argumento adaptado e montagem). É um filme habitualmente incluído na categoria das obras de Scorsese sobre o crime organizado, embora com uma nuance que importa sublinhar: elemento fulcral na dinâmica narrativa é a figura de um polícia de Boston, interpretado por Leonardo DiCaprio, que está infiltrado no gang de um poderoso chefe mafioso, personagem entregue a Jack Nicholson.
As composições de DiCaprio e Nicholson são invulgares de subtileza, inquietação e intensidade dramática, aliás liderando um elenco de luxo que inclui ainda, por exemplo, Matt Damon, Martin Sheen e Vera Farmiga. O seu trabalho é tanto mais importante quanto “The Departed - Entre Inimigos” se demarca, ponto por ponto, dos mais convencionais filmes de gangsters, elaborando uma verdadeira tragédia “shakespeariana” marcada pelos temas intemporais da lei e da ordem, da fidelidade e da traição.
Vale a pena referir que Leonardo DiCaprio é também figura central do novo “Assassinos da Lua das Flores” (neste caso, ao lado de Robert DeNiro). Afinal de contas, ao longo deste século XXI, ele tem sido um dos intérpretes mais regulares na obra de Scorsese, numa relação que começara com “Gangs de Nova Iorque” (2002) e “O Aviador” (2004); depois de “The Departed”, colaboraram ainda em “Shutter Island” (2010) e “O Lobo de Wall Street” (2013) — em resumo, estamos perante exemplos da mais brilhante produção cinematográfica de Hollywood.