Cultura

Mãe de Bruce Willis teme que o filho já não a reconheça

Bruce Willis, diagnosticado com demência frontotemporal, colocou um ponto final na carreira em 2022. Um primo da mãe do ator revelou vários pormenores da evolução da doença, entre os quais que “já não é possível ter uma conversa normal com ele”.

O ator Bruce Willis com a mãe Marlene e as suas filhas.
MATT SAYLES

SIC Notícias

A mãe de Bruce Willis teme que o filho não a reconheça, numa altura em que o estado de saúde da estrela de Hollywood se vai deteriorando. Recorde-se que Bruce Willis foi diagnosticado, em 2022, com demência frontotemporal.

Wilfried Gliem, um primo de Marlene Willis, mãe de Bruce, revelou, em entrevista ao jornal alemão BILD, que a progenitora do ator “não tem a certeza se o filho a reconhece”.

Segundo os relatos de Gliem, Marlene atravessa um momento de amargura severa e está extremamente preocupada com as suas netas, filhas do ator. Adiantou, no entanto, que a mãe de Bruce acredita que a família vai conseguir ultrapassar esta fase negativa se permanecer unida.

O familiar confessou também que o comportamento do artista "é muito lento, há sempre uma ligeira agressividade e já não é possível ter uma conversa normal com ele”.

Todavia, acrescentou que “este comportamento é normal na sua condição clínica.”

Ator afastou-se do grande ecrã em 2022

Em março do ano transato, a família de Bruce Willis tinha anunciado que a estrela de cinema iria abandonar a carreira depois de ter sido diagnosticado com afasia- um distúrbio da comunicação adquirido que interfere na capacidade de processamento da linguagem, sem afetar a inteligência.

11 meses depois, estado de saúde agravou-se

Sensivelmente um ano depois da primeira análise à condição de que padecia, a família do ator comunicou que a “condição progrediu” e que o diagnóstico era, desta vez, mais concreto: o ator foi diagnosticado com Demência Frontotemporal, também conhecida como Doença de Pick- este tipo de demência ocorre na sequência da degeneração de um ou de ambos os lobos frontais e temporais do cérebro e afeta o raciocínio, o comportamento e a linguagem.

Vida e carreira de Bruce Willis

O sexagenário nasceu na Alemanha, em 1955, e ainda jovem mudou de continente e foi viver para os Estados Unidos da América. Em 1987 arrecadou o seu primeiro Emmy, graças ao papel que desempenhou na série Moonlighting.

No cinema, o norte-americano notabilizou-se em vários filmes de grande sucesso, com destaque para a saga Die Hard, Pulp Fiction, O Sexto Sentido, Armageddon, entre muitas outras produções de sucesso.

Ao todo, Bruce Willis participou em mais de 100 filmes que colocaram o seu nome na história da sétima arte.

Últimas