Saúde Mental

O que é a afasia? A explicação dos especialistas sobre a doença que obriga Bruce Willis a sair de cena

O ator norte-americano chamou a atenção para um distúrbio neurológico pouco conhecido que pode afetar pessoas de todas as idades.

SIC Notícias

Bruce Willis foi diagnosticado com afasia, doença que o obriga a deixar a representação. O anúncio do fim da carreira do ator norte-americano, aos 67 anos, foi feito pela família nas redes sociais. Mas o que é a afasia? É um distúrbio neurológico que afeta a comunicação e a capacidade de processamento da linguagem. Dois especialistas norte-americanos, Brenda Rapp e Mario F. Mendez, explicam o que caracteriza a doença que prejudica a fala e a compreensão e também pode comprometer a leitura e a escrita.

A afasia é uma perturbação neurológica que pode acontecer em qualquer idade. Há vários níveis de gravidade, as causas são diversas e muitas vezes difíceis de determinar. A mais comum é acidente vascular cerebral (AVC), outras origens possíveis são traumatismos crânio-encefálicos, tumores cerebrais ou problemas neurológicos.

A gravidade e a extensão da doença dependem da localização e da magnitude da lesão cerebral. Não existe ainda nenhum medicamento ou procedimento cirúrgico para o tratamento da afasia, a terapia da fala é a melhor forma de controlar a afasia, dependendo da gravidade da doença.

Tal como no caso de Bruce Willis, a afasia obriga a grandes mudanças a nível profissional e social. Tem um impacto elevado na noção de identidade, na autoestima e nas relações interpessoais e sociais, podendo por esse motivo causar depressão, limitação física e isolamento.

A gravidade e extensão da doença dependem nomeadamente da localização e da magnitude da lesão cerebral, da competência linguística anterior e da personalidade do paciente. Algumas pessoas podem confrontar-se com dificuldades em entender a linguagem e encontrar as palavras para se expressarem, outras têm tendência para falar muito, sem que se consiga compreender bem o que dizem.

De acordo com a National Aphasia Association, esta perturbação neurológica afeta cerca de 2 milhões de pessoas nos Estados Unidos, e quase 180 mil são diagnosticadas anualmente, sendo mais comum do que a doença de Parkinson, a paralisia cerebral ou a distrofia muscular.

No caso de Bruce Willie, sabe-se que o diagnóstico da afasia é recente, desconhecem-se as causas e a gravidade, mas o estado de saúde do ator já há algum tempo que preocupava produtores e diretores com quem trabalhou.

Vários colegas, entrevistados pelo Los Angeles Times, recordam o esforço que Bruce Willis era obrigado a fazer para se recordar das falas, a frequente expressão desorientada, a necessidade de dias de trabalho mais curtos e há também relatos de problemas no manuseamento de armas.

A carreira de ator começou no cinema nos anos 1980, com pequenos papéis e ganhou popularidade com a série televisiva “Modelo e Detective”, entre 1985 e 1989 e “Die Hard – Assalto ao Arranha-Céus”, o primeiro de quatro filmes de ação.

Bruce Wilis nasceu na Alemanha e cresceu nos Estados Unidos. Ao longo da carreira conquistou dois prémios Emmys e um Globo de Ouro.

Últimas