"A toda esta família, informo que decidi terminar a minha participação no Festival da Canção", escreveu o músico português, numa mensagem publicada às 21:00, naquela rede social.
A decisão acontece um dia depois de a sua "Canção do Fim", apurada para a final do Festival, ter sido dada como plágio de um tema religioso da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) de 1979, numa comparação que adquiriu dimensão viral nas redes sociais.
Em entrevista à SIC, na segunda-feira, antes de a decisão ser anunciada, o músico disse que estava de consciência tranquila, mostrando-se confiante no apoio dos fãs e dos familiares.
Através de um comunicado, a RTP disse que compreendia e respeitava a decisão do músico. A estação pública declarou ainda que "independentemente dos argumentos e questões colocadas sobre o tema, a RTP não duvidou em momento nenhum da integridade do artista, cuja carreira já fala por si".
A RTP esclareceu ainda que "no lugar da primeira classificada, "Canção do Fim", estará o tema composto por Aline Frazão e interpretado por Susana Travassos, "Mensageira", 8ª lugar na segunda meia-final (de acordo com o regulamento) ".