Cultura

"Sinto-me autorizado a cantar blues", diz Leonard Cohen 

O cantor e poeta canadiano Leonard Cohen, 77  anos, diz que se sente "autorizado a cantar blues" com o álbum "Old Ideas",  o primeiro em oito anos e que sairá na segunda-feira. 

O disco está desde terça-feira em audição integral na Internet, dias  depois de Leonard Cohen ter tido um encontro em Paris com jornalistas de  todo o mundo para falar de "Old Ideas", que surge depois de "Dear Heather",  de 2004. 

O álbum, com o selo da editora Sony Music, reúne dez canções novas,  com Leonard Cohen a demonstrar o apreço pelos blues e com a voz ainda mais  grave e soturna. 

No disco canta os temas que sempre o acompanharam: a espiritualidade,  o amor e a morte. "É um manual para viver com a derrota", descreveu aos  jornalistas em Paris, depois de uma audição conjunta do novo álbum. "Eu sempre gostei de blues e da construção musical, mas sempre senti  que não tinha o direito de os cantar", reconheceu o cantor . 

Agora, com 77 anos, sentiu-se com permissão para se meter nos blues,  e surgiram as canções novas de "Old Ideas", como "Show me the place", "Darkness",  "Amen" e "Banjo". 

A propósito do novo álbum, vários artistas foram convidados a gravar  versões de canções de Leonard Cohen, entre os quais Greg Dulli, dos Afghan  Whigs, Bradford Cox e os Cold War Kids. 

Leonard Cohen foi distinguido em 2011 com o Prémio Príncipe das Astúrias  das Letras, de Espanha, pelo "imaginário sentimental" da escrita e da música,.

Além de poemas e da escrita musical, Leonard Cohen publicou dois romances:  "O Jogo favorito", de 1963, e "Vencidos da Vida", de 1966, ambos editados  em Portugal. Leonard Cohen editou o primeiro álbum, "Songs of Leonard Cohen", há  45 anos. 

Em 2008, por causa de um desfalque financeiro, Leonard Cohen andou em  digressão pelo mundo com o repertório de canções e esteve por duas vezes  em Portugal. 

Agora, o músico e poeta ainda não tem a certeza se irá levar também  "Old Ideas" para o palco. 

 

     

Lusa

Últimas