"O navio foi tomado", escreveu Vladislav Seleznyov na sua página na rede social Facebook. Momentos antes, o porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano na Crimeia tinha afirmado, em declarações à agência noticiosa France Press, que "o assalto (à corveta Ternopil) tinha começado".
Na rede social, Vladislav Seleznyov relatou que elementos de milícias pró-russas e militares russos isolaram a zona, enquanto uma embarcação com homens armados a bordo aproximou-se da corveta e iniciou o assalto ao navio de guerra ucraniano. "Granadas de efeito atordoante foram usadas durante o assalto e rajadas de armas automáticas foram ouvidas", acrescentou.
A agência France Press tentou contactar, sem sucesso, um oficial a bordo do navio Slavutich, um segundo navio de guerra ucraniano que estava perto da corveta Ternopil.
O porta-voz do Ministério da Defesa ucraniano na Crimeia não deu informações sobre se o navio Slavutich também estaria sob o controlo de forças russas.
Lusa