Crise na Ucrânia

Anexação da Crimeia na Rússia completa esta semana, diz Serguei Lavrov

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo,  Serguei Lavrov, afirmou hoje que a anexação da Crimeia e do porto de Sebastopol  à Federação Russa deverá ser legalmente formalizada esta semana. 

"O processo legal será concluído esta semana", disse o chefe da diplomacia  russa, durante uma reunião com representantes do Ministério dos Negócios  Estrangeiros nas entidades da Federação Russa", em declarações citadas pelas  agências locais. 

Lavrov indicou que, neste momento, estão a ser dados passos práticos  no sentido de cumprir o tratado bilateral firmado, na terça-feira, pelo  Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e os dirigentes da Crimeia e Sebastopol  sobre a sua integração na Federação Russa. 

A república autónoma da Crimeia, um território no sul da Ucrânia e de  população maioritariamente russa, está no centro da tensão entre Moscovo  e Kiev desde a destituição, em fevereiro, do presidente ucraniano Viktor  Ianukovich, considerado pró-russo. 

As autoridades locais da península autónoma recusaram reconhecer o novo  Governo de Kiev e referendaram, no passado domingo, uma união com a Rússia,  apoiada por 96,77% dos votantes. 

A república da Crimeia e a cidade de Sebastopol foram palco nas últimas  24 horas de incidentes em três bases militares ucranianas. 

  Lusa

Últimas