Brian Cullinan terá entregue aos apresentadores do prémio de melhor filme - Warren Beatty e Faye Dunaway - o segundo envelope que existia com o nome do vencedor do prémio de melhor atriz.
Em todas as cerimónias é habitual existirem dois conjuntos iguais de envelopes. Neste caso, o funcionário entregou o envelope suplente da categoria anterior.
A consultora diz ainda que os dois responsáveis nos bastidores não foram rápidos o suficiente a seguir o protocolo e demoraram mais de 2 minutos a resolver o erro.
Brian Cullinan trabalha na PWC, antiga Price Waterhouse Coopers, há 20 anos. A empresa pediu desculpa a todos os envolvidos e ao público em geral e vai agora decidir que medidas tomar.
Um tweet misterioso
No dia seguinte aos Óscares, o Wall Street Journal noticiou que Brian Cullinan publicou um tweet a partir dos bastidores com uma fotografia de Emma Stone a posar com a estatueta acabada de ganhar.
"A melhor atriz Emma Stone nos bastidores", lia-se no tweet, entretanto apagado.
Esta publicação aconteceu momentos antes do anúncio do vencedor de melhor filme, o que levanta a questão se o funcionário estava distraído da tarefa que tinha em mãos - o envelope.
Academia pede desculpa
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas pediu desculpa aos atores e às equipas dos filmes "Moonlight" e "La La Land" pelo erro e prometeu tomar "as medidas adequadas".
"Lamentamos profundamente os erros que aconteceram durante a apresentação da categoria de melhor filme", disse a Academia num comunicado publicado no dia seguinte à cerimónia.