Maria de Jesus Barroso Soares foi internada na madrugada de 26 de junho no Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa na sequência de uma queda. Foi-lhe depois diagnosticado um derrame intracraniano e, no mesmo dia, entrou em coma.
Esta segunda-feira, foi transferida da unidade de cuidados intensivos para um quarto privado. Acabou por falecer durante a madrugada de hoje, às 5:20, confirmou o hospital.
O corpo de Maria Barroso estará em câmara ardente no Colégio Moderno, em Lisboa, a partir das 18:00 de hoje. A missa de corpo presente celebra-se amanhã às 10:00 na Igreja do Campo Grande, a que se segue o funeral no Cemitério dos Prazeres.
Maria Barroso casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel.
Atriz, foi uma das fundadoras do Partido Socialista, em Badem Munstereifel, na Alemanha, em 1973. Diplomou-se em Arte Dramática na escola de Teatro do Conservatório Nacional e licenciou-se depois em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras de Lisboa, onde conheceu Mário Soares.
Um dos seus últimos cargos públicos foi a presidência da Cruz Vermelha Portuguesa e dirigiu também a associação Pro Dignitate, que ajudou a fundar.