A Warner Bros. ainda não revelou qual o papel que Depp irá desempenhar. O ator poderá também ter até uma breve participação no primeiro filme da nova saga, mas a informação ainda não foi confirmada.
Realizado por David Yates, este é o primeiro de uma série de cinco filmes. O seu argumento foi inspirado no livro didático de Hogwarts “Monstros Fantásticos e Onde Encontrá-los”, escrito pelo seu personagem, Newt Scamander.
O primeiro filme conta precisamente as aventuras de Newt Scamander numa comunidade secreta de bruxas e feiticeiros de Nova Iorque, 70 anos antes da chegada de Harry Potter a Hogwarts. A ação decorre em 1926 e Newt cumpre mais uma etapa da sua digressão mundial à procura de criaturas mágicas.
Até mesmo em Hollywood, onde a ditadura dos lucros geralmente se sobrepõe às acusações de abusos dirigidas aos atores, não foi bem recebida a informação de que Depp irá participar na saga que marca a estreia da escritora J.K. Rowling como argumentista.
Logo que a notícia foi conhecida, os fãs de Harry Potter manifestaram nas redes sociais o seu desagrado com a escolha de Depp para o elenco.
A atriz Amber Heard pediu o divórcio a Depp em maio e processou-o por danos físicos e psicológicos. O casal travou depois uma batalha judicial que terminou em agosto. Entretanto os desentendimentos foram tornados públicos, Amber chegou a comparecer em tribunal com um olho negro, alegando que o marido lhe tinha atirado com um telemóvel.
A atriz acabou por conseguir uma elevada indemnização, sob compro isso de retirar a queixa de maus-tratos. Na altura, a atriz informou que iria doar essa verba a "uma ou várias instituições que prestam apoio à vítimas de violência doméstica".