"O conselho de governadores reconhece o compromisso do Governo grego para implementar o atual programa de Mecanismo de Estabilidade Europeu e espera que continue em conformidade com as suas condições", indicou, em comunicado, o BCE.
De momento, o BCE excluiu os títulos de dívida da Grécia do programa de compra da dívida pública e vai examinar a possibilidade de os adquirir numa "fase posterior".
Agora, os bancos da Grécia podem ter acesso a liquidez do BCE a 0%, taxa de juro que está a ser utilizada nas operações de refinanciamento.
Para poder aceitar a dívida grega como garantia, o BCE vai abrir uma exceção e suspender a aplicação dos critérios de classificação de crédito mínimo, que exige normalmente para aqueles títulos.
Com esta exceção, o BCE emprestará dinheiro aos bancos que apresentem como garantia títulos de dívida emitidos ou garantidos pela Grécia.
As entidades gregas financiaram-se há mais de um ano através de uma provisão urgente de liquidez ao Banco da Grécia, que é muito mais cara do que os empréstimos do BCE.
Lusa