Bancos gregos e bolsa de valores não vão abrir amanhã
Os bancos gregos vão mesmo estar fechados amanhã e podem ficar encerrados até dia 5 de julho, data do referendo, sobre o acordo com os credores, confirmou o primeiro-ministro grego. A bolsa de valores de Atenas também não vai abrir esta segunda-feira e a qualquer momento vão ser anunciadas medidas de controlo de capitais, como a imposição de limites aos levantamentos e transferências.
A decisão saiu do Conselho de Estabilidade Financeira da Grécia, que esteve reunido esta tarde e que contou com a presença do ministro grego das Finanças, do governador do banco da Grécia, do presidente da associação de bancos e da bolsa de valores.
Em termos económicos, a situação pode piorar e muito. A quebra no turismo pode ser grande. Há já vários países a aconselharem os respetivos cidadãos a levarem dinheiro suficiente para a Grécia, uma vez que os bancos gregos podem não o disponibilizar.
As medidas de controlo de capitais que podem vir a ser adoptadas na Grécia só foram ainda utilizadas uma vez, pelo Chipre.
Relacionados
Últimas