1510
- Afonso de Albuquerque conquista Goa.
1845
- Nasce, na Póvoa de Varzim, o escritor e diplomata português José Maria Eça de Queiroz, autor de "Os Maias" e "A Ilustre Casa de Ramires".
1920
- "Tomada da Bastilha", em Coimbra, operação de assalto e ocupação do Clube dos Lentes, para ali ser instalada a futura Associação Académica.
1936
- É assinado o Pacto Anti-Comitern, entre a Alemanha de Hitler e o Japão.
1961
- Três militantes da República Dominicana, as irmãs Mirabal, são assassinadas por ordem do ditador Rafael Trujillo.
1999
- A Assembleia Geral da ONU assinalou a data proclamando o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres.
1974
- Morre, aos 65 anos, U-Thant, secretário-geral das Nações Unidas.
1975
- Um dispositivo militar, com base no Regimento de Comandos, opõe-se a uma tentativa de sublevação de unidades militares de extrema-esquerda. É decretado o estado de sítio em Lisboa.
O golpe de 25 de novembro colocou Portugal à beira da guerra civil. O "Golpe dos Coronéis", como também ficou conhecido, acabou com o PREC e colocou Portugal na rota das democracias ocidentais.
1978
- Israel devolve ao Egito o campo petrolífero de Alama, no Golfo do Suez.
1986
- O Estatuto de Évora Património Mundial é oficialmente reconhecido pela UNESCO.
1992
- O Parlamento da Checoslováquia aprova a separação do país em duas repúblicas, a República Checa e a Eslováquia.
2002
- O Provedor da Casa Pia de Lisboa é demitido, após a revelação da prática continuada de abuso sexual de menores ao cuidado da instituição.
2015
- O argentino Lionel Messi torna-se o melhor marcador da história Liga dos Campeões de futebol com 74 golos, após ter marcado pelo FC Barcelona frente ao APOEL Nicosia.
2020
- Morre, aos 60 anos, Diego Maradona, antigo internacional argentino, considerado um dos melhores futebolistas da história, campeão do mundo em 1986, vencedor de dois campeonatos em Itália e de uma Taça UEFA pelo Nápoles.