Eusébio no Panteão

Ricardo Araújo Pereira recorda o dia em que deu boleia a Eusébio

O humorista e assumido benfiquista Ricardo  Araújo Pereira contou domingo que certo dia pediu ao pai para dar boleia  a Eusébio, que estava na Estrada de Benfica a tentar apanhar um táxi para  o aeroporto da Portela. 

"Tinha eu para aí uns 17 anos. Ia no carro do meu pai, quando vi o Eusébio  a mandar para um táxi na Estrada de Benfica. Eu sabia que o Benfica ia fazer  um estágio à Suécia e, então, tive de convencer o meu pai a dar boleia ao  Eusébio e convencer o Eusébio a entrar no carro, que eu não era um maluco",  revelou Ricardo Araújo Pereira. 

O humorista revelou, ainda, que anos mais tarde comprou o carro ao pai,  quando "teve dinheiro para isso", e que "colocou a cadeira da filha no lugar  onde Eusébio se tinha sentado" e que continuou a andar no carro "até ele  parar". 

O seu projeto atual era "convencer o Eusébio a entrar no carro que tem  agora", mas que "já não foi a tempo", e conta outro episódio na sequência  do nascimento da sua filha. 

"Quando ela nasceu, enviei mensagens aos amigos benfiquistas a dizer  que passáramos a ser seis milhões... mais um. A minha vida é melhor por  causa do Benfica e o Benfica é melhor por causa do Eusébio, logo a minha  vida é muito melhor por causa do Eusébio", disse Ricardo Araújo Pereira,  para quem "71 anos é demasiado cedo, sobretudo para uma divindade". 

O conhecido humorista lembrou, ainda, uma viagem a Liverpool, depois  do Benfica ter goleado o Everton por 5-0: "O estadio era feio, escuro, o  tempo estava horrível, e, a certa altura, o speaker' anunciou que o Eusébio  vinha ao centro do terreno". 

"Aqueles ingleses todos desataram a aplaudir de pé o Eusébio, foi a  única alegria que tiveram naquela noite em que 'levaram' mais dois golos  do Benfica. Fiquei magoado. O Eusébio era nosso, aqueles ingleses não tinham  nada de o aplaudir, mas depois vi que o tinha de partilhar porque ele é  maior do que as fronteiras". 

Eusébio da Silva Ferreira morreu no domingo, às 04:30, vítima de paragem  cardiorrespiratória. 

O "Pantera Negra" ganhou a Bola de Ouro em 1965 e conquistou duas Botas  de Ouro (1967/68 e 1972/73). No Mundial de Inglaterra, em 1966, foi considerado  o melhor jogador e foi o melhor marcador, com nove golos, levando Portugal  ao terceiro lugar. 

Eusébio nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo),  em Moçambique. 

O corpo do antigo jogador de futebol Eusébio está em câmara ardente  no Estádio da Luz, porta 1 (acesso pela porta 11), desde as 17:30 de domingo,  com a missa a realizar-se hoje, às 16:00, na Igreja do Seminário no Largo  da Luz, após o que o corpo segue para o cemitério do Lumiar, onde o funeral  se realiza às 17:00. 

 

     

 

Lusa

Últimas